Até quando vamos aceitar a poluição como nossa vizinha?

Até quando vamos aceitar a poluição como nossa vizinha?
Campo Limpo -Sp

Será

que
podemos
mudar
essa
realidade?
Será???
Que
ainda
dá tempo???

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Protocolo de Esperança

*Por Bruna Sousa


“- Mamãe, o que significa ECO? – a pergunta simples saía dos lábios daquela garotinha curiosa de apenas sete anos, cujos olhos pediam explicações para todos os detalhes da vida.
- Eco é quando os sons se repetem.
A garotinha parecia não se contentar com a resposta. Sua expressão de dúvida parecia ainda mais confusa que antes da pergunta, mas percebendo que a mãe havia encerrado o assunto, voltou a assistir ao noticiário, mesmo sem entender a linguagem dos jornalistas.
Minutos depois a garotinha procurou novamente pela mãe, na cozinha, para perguntar-lhe o que é SISTEMA, com a mesma expressão nos olhos. A mãe, que já se esquecera da primeira pergunta, automaticamente respondeu:
- É um conjunto de coisas que se relacionam.
- E porque o conjunto dos sons está em ‘desgadração’?
- O quê?
- O moço da TV falou que o eco do sistema está em ‘desgadração’. – respondeu a menina, vitoriosa pelas palavras que pronunciou.
- Ah, você deve estar falando sobre Meio Ambiente, e a palavra é ‘degradação’, que significa perder a qualidade. Sente aqui que eu vou te explicar tudinho... Sabe os pássaros, as árvores, as plantas, as flores, os lagos e rios e mares e animais? Tudo isso, até mesmo nós seres humanos fazemos parte da Natureza. Assim como os pássaros precisam das árvores, as abelhas das flores, os peixes da água, nós precisamos de um lugar para morar comer, dormir, brincar e trabalhar. E não teríamos nada disso se não fosse o nosso meio ambiente, que também precisa ser limpo para podermos respirar com saúde. Mas para que esse Meio Ambiente continue nos proporcionando tudo isso, precisamos cuidar bem da natureza, plantando árvores, não jogando lixo nas ruas, não poluindo os rios e o mar, economizando água, e uma porção de outras coisas que parecem pequenas, mas que fazem a diferença. Essa relação entre seres vivos e Meio Ambiente se chama Ecossistema. E quando o moço disse que o Ecossistema está em degradação, ele quis dizer que não estamos tratando bem nosso Meio Ambiente, pois estamos poluindo, matando árvores e animais sem necessidade, gastando...
A garotinha ouvia a tudo atentamente, fascinada pelo Meio Ambiente e triste pelos atos do Homem. E sempre que se falava no assunto referente à ecologia, a garotinha deixava de brincar para prestar atenção. Logo as brincadeiras de criança não a satisfaziam, e sua diversão passou a ser o estudo do Meio Ambiente. De brincadeira, à profissão. Tornou-se especialista ambiental e passava, da forma mais simples possível, os conceitos aos seus alunos de sete anos. Já não é mais uma garotinha, mas seus olhos brilham da mesma forma. Preocupada com o desinteresse geral da população, procura entreter ambientalismo e arte, propagando a seriedade da situação citando famosas conferências e acordos mundiais através da música, de poemas, de histórias ilustrativas, de desenhos, de pintura e com a ajuda de seus pupilos do século XXI. Seu nome é Esperança.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário